O diabetes mellitus (DM) é um problema metabólico causado pela ausência ou deficiência na produção de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável pela absorção da glicose no sangue para as células. O diagnóstico precoce, associado ao tratamento, estilo de vida e alimentação adequadas, são fundamentais para garantir a saúde e qualidade de vida de quem é diabético.
A restrição alimentar no caso da DM é de extrema importância para o tratamento. Deste modo, o consumo de açúcares e demais carboidratos simples deve ser controlado, fazendo com que uma grande área ganhe força na pesquisa e na indústria, o desenvolvimento de adoçantes e produtos dietéticos. Este fato pode ser observado através de pesquisa recente, a qual analisou o consumo de adoçantes e produtos dietéticos por pessoas com DM tipo 2. Na população estudada, tratada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o uso de adoçantes é frequente e o de produtos dietéticos é menor, com predomínio de refrigerantes. A pesquisa constatou que pequena porcentagem da amostra: sabia a diferença entre diet e light; tinha hábito de ler o rótulo dos produtos; se preocupava com a quantidade de adoçante utilizada. De acordo com o estudo, há necessidade de incluir informações sobre a utilização adequada destes produtos nas atividades assistenciais do SUS.
Outra pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de identificar os hábitos e práticas alimentares de pacientes hipertensos e diabéticos, usuários da Estratégia da Saúde da Família (ESF) de uma cidade de Minas Gerais. De acordo com os resultados, pequena porcentagem da amostra apresentou fracionamento das refeições, elevado consumo de açúcar, sal, óleo e banha de porco. Um grande número de participantes não adicionava sal nas refeições já prontas, mas por outro lado utilizavam apenas óleo vegetal e adoçante artificial. Como parte da amostra não apresentava hábitos adequados quanto à nutrição, o estudo destaca a necessidade de desenvolvimento de estratégias de cuidado em saúde para incentivar mudanças nestes hábitos, prevenindo deste modo complicações relacionadas às doenças.
Os dados dos estudos evidenciam a necessidade constante de desenvolvimento de ações que estimulem o consumo alimentar adequado em pessoas com diabetes, destacando a dieta como parte fundamental do tratamento.
REFERÊNCIAS
Oliveira PB, Franco LJ. Consumo de adoçantes e produtos dietéticos por indivíduos com diabetes melito tipo 2, atendidos pelo Sistema Único de Saúde em Ribeirão Preto, SP. Arq Bras Endocrinol Metab; 54(5):455-462, 2010.
Cotta RMM, Reis RS, Batista KCS, Dias G, Alfenas RCG, et al. Hábitos e práticas alimentares de hipertensos e diabéticos: repensando o cuidado a partir da atenção primária. Rev Nutr; 22(6):823-835, 2009.
Por Prof. Paulo Adriano Swingel
Nenhum comentário:
Postar um comentário