terça-feira, 19 de julho de 2011

ALIMENTAÇÃO E SONO


A alimentação é de extrema importância para o desenvolvimento e manutenção da saúde em todas as fases da vida, assim como alguns hábitos e estilo de vida que devem ser feitos de forma adequada. O sono é um exemplo de prática que deve ser respeitado, pois auxilia no crescimento adequado durante a infância, além de estar relacionado à prevenção de doenças crônicas.

Este fato pode ser observado através de estudo recente, o qual descreveu a associação entre padrões alimentares e demais variáveis, como gênero, educação dos pais, atividade física, sono e obesidade em crianças de 5 a 10 anos de idade. De acordo com os resultados, o hábito de assistir televisão e o sexo masculino foram considerados fatores preditores positivos para o consumo de uma alimentação rica em açúcar e gordura. Já o maior nível de escolaridade materna e maior duração do sono foram associados de forma positiva com um melhor padrão alimentar, o qual incluía frutas e legumes.

Outro estudo desenvolvido em crianças avaliou o déficit de atenção, hiperatividade e distúrbio comportamental comum em crianças e sua possível relação a queixas físicas e problemas relacionados ao sono. As crianças que participaram do estudo e apresentavam tais distúrbios foram divididas em dois grupos: um seguia dieta controlada, e o outro seguia alimentação normal (controle). De acordo com os resultados, as crianças que seguiam a dieta apresentaram uma diminuição de queixas físicas, e em relação à dificuldade em dormir.

De acordo com os dados dos estudos, a alimentação, quando realizada de forma adequada, pode influenciar de forma positiva sobre a qualidade do sono em crianças, o que contribui para o crescimento e desenvolvimento adequado, fato de extrema importância nesta fase da vida.



REFERÊNCIAS

Moreira P, Santos S, Padrao P, Cordeiro T, Bessa M,  et al. Food patterns according to sociodemographics, physical activity, sleeping and obesity in Portuguese children. Int J Environ Res Public Health; 7(3):1121-38, 2010.

Pelsser LM, Frankena K, Buitelaar JK, Rommelse NN. Effects of food on physical and sleep complaints in children with ADHD: a randomised controlled pilot study. Eur J Pediatr; 169(9):1129-38, 2010.


Por Prof. Paulo Adriano Schwingel

Nenhum comentário:

Postar um comentário